quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Superman #38 não trará apenas algumas alterações no uniforme do Último Filho de Krypton (leia mais em nosso artigo aqui): a edição assinada por Geoff Johns nos roteiros e John Romita Jr na arte também apresentará um novo super poder do herói, o Super Flare, ou "super clarão".
  

Superman #38
Imagem: DC Comics
Basicamente, a idéia é que ele pode expelir toda energia solar concentrada em seu corpo e, após isso, ficará totalmente sem poderes, precisando de 24h para se recarregar. A novidade ganhou uma arte promocial da DC (abaixo) publicada pelo site IGN na nota original. 


Como se pode ver, ela alardeia a habilidade como o "primeiro poder novo em décadas". Verdade? Mentira? Bom, vamos às informações exclusivas que só o Kryptonauta traz para você.

Embora o nível de poder do Superman tenha variado drásticamente - ora para mais, ora pra menos - em seus 77 anos, não é a primeira vez que a editora mostra o personagem com uma habilidade nova. Em 1997, ela tentou mudar seu visual e poderes, apresentando uma versão "elétrica". Desnecessário dizer que foi algo passageiro e logo voltaram com o original em 1999.


Superman Elétrico
Imagem: Testyourmighty
Em Superman All Stars (Grandes Astros: Superman no Brasil), Grant Morrison também deu um novo poder ao Homem de Aço em 2005 logo no primeiro número, permitindo-o expandir um campo de energia e assim poder mover objetos. Aqui, todavia, esta habilidade se manifestou por conta de um pico de exposição à energia solar, o qual depois se mostrou letal para o herói e parte do plano de Lex Luthor para matá-lo.
O seriado clássico estrelado por George Reeves entre 1952 e 1958, The Adventures of Superman, também mostrou algumas habilidades inéditas, como a auto-duplicação, a qual permitia ao herói criar uma cópia perfeita de si(!), ficando cada um com poderes reduzidos enquanto divididos.
Como alvo principal de críticas entre muitos fãs, temos também os poderes bizarros mostrados nos filmes Superman II (1979) e Superman IV - Em Busca da Paz (1987), entre os quais se destacam o super-beijo, introduzido pela primeira e única vez nos quadrinhos numa revista de 1958 e depois esquecido, e a mason vision ou "visão-pedreiro". Confira.


Tudo isto, porém, ou foi mostrados fora da continuidade oficial, ou tive duração limitada. Então sim, olhando sobre este ponto de vista, super flare é o primeiro poder novo do Superman em décadas e é a primeira vez que a DC tenta efetivamente criar uma nova super-habilidade para ele dentro da continuidade, ou seja, algo estável, fixo, para ser utilizado pelos roteiristas nas demais histórias do herói de agora em diante.
Os efeitos devastadores de super flare sendo usado pela primeira vez.
Fonte: IGN
Dentro da atual fase dos quadrinhos, o super flare não é de todo novo também. A Supergirl já havia demonstrado uma habilidade parecida e, na época, os editores disseram afirmaram ser uma diferença genética entre homens e mulheres kryptonianos: as fêmeas desenvolviam esta habilidade quando energizadas por raios de uma estrela amarela enquanto os machos, não. Agora, esta informação parece ter sido revista, porém fica o diferencial do Superman precisar de 24h para se recarregar enquanto a Supergirl, quando demonstrou algo parecido, não teve esta necessidade.

0 comentários:

Postar um comentário