terça-feira, 7 de junho de 2016

Conheça as influências do novo uniforme do Homem de Aço.

Rebirth está trazendo de volta o Superman pré-Novos52 numa trama ainda cheia de mistérios, mas um detalhe é evidente: a nova roupa do herói.

Arte de capa para Superman #2 por Kenneth Rocafort.
Fonte: Newsarama


Desde, quando a DC implementou seu reboot dos Novos 52, o uniforme do Superman já havia passado por três mudanças.

A primeira, mais radical, foi no começo da reformulação e apresentava o herói em seus primeiros meses de combate ao crime quando usava camiseta e jeans além da capa, esta feita de tecido kryptoniano e com a qual ele veio enrolado dentro de seu foguete para a Terra.


Depois, ele passou a usar uma armadura cerimonial kryptoniana projetada pelo desenhista Jim Lee (saiba mais sobre ela aqui).



A terceira, mais sutil, se deu após ele descobrir um novo poder, o super-clarão (de novo, mais informações aqui) e teve seu visual elaborado por John Romita Jr.


Agora é chegada a hora da quarta mudança de uniforme de uniforme desde 2011 embora estejamos falando de um personagem diferente: trata-se de outro Superman que vem a assumir o lugar do Homem de Aço, o Clark Kent da crononologia anterior (1985-2011 ou 2006-2011 dependendo de onde se queira tomar sua reformulação).

O novo uniforme foi projetado pelo artista Pat Gleason e, embora indiscutivelmente seja baseado nas versões mostradas nos filmes O Homem de Aço e Batman v Superman - A Origem da Justiça, ele busca influência de diversas outras fontes.

INFLUÊNCIA DE PESO

Conforme apontado acima, a maior influência do uniforme é, sem dúvida, a versão atual do Superman no cinema. Desde o azul mais escuro passando pelos punhos e a forma do cinto, a premissa vai de encontro a uma das propostas de Rebirth que é justamente aproximar os quadrinhos de outras mídias, tornando-os mais acessíveis.

Assim, a DC buscou naturalmente basear esta nova versão do Superman naquela que tem tido a maior exposição para o grande público nos últimos anos. Compare abaixo.



1. A GOLA



A gola alta dos Novos 52 dá lugar à tradicional. A capa volta se prender em volta dela.

2. A CAPA

Assim como na versão dos Novos 52, a capa do Superman ainda é um pentágono e não um retângulo. O diferencial é o "S" que volta a ser todo amarelo nas costas.

New 52 Superman da Medicom.

3. A COR DO UNIFORME

Provavelmente por influência dos últimos dois filmes, o azul foi bastante escurecido.

4. O "S"


O escudo do Superman volta ao design de 1985-2011.

6. OS PUNHOS E O CINTO


Agora o Superman possui punhos de metal azul. É uma clara inspiração do visual do uniforme usado em O Homem de Aço, já que no mostrado em Batman vs. Superman - A Origem da Justiça eles são diferentes, se estendendo por parte do antebraço.

Em uma mistura do visual dos Novos 52 com o dos filmes, o cinto continua vermelho, mas tem o design praticamente retirado da versão para o cinema, sendo a fivela em forma de diamante ao invés de uma elipse.

8. SEM SHORTS

Emboraalguns fãs ainda continuem protestando, a DC manteve a decisão de remover a sunga vermelha do uniforme do Superman. Enquanto nos quadrinhos as mudanças tendem a ser bastante volúveis, é seguro dizer que ela não voltará tão cedo. O Batman perdeu a dele nos anos 90 e até hoje não voltou a usá-la. O mesmo vale para o Capitão América.

O problema junto ao grande público é que os tais shorts por cima das calças são um elemento bastante datado, por mais clássicos que sejam, e causam nele uma sensação de estranheza e comédia a qual acaba se tornando nociva para a imagem dos personagens. A DC há tempos tentava fazer uma atualização do visual do Superman onde a sunga vermelha seria suprimida. Os Novos 52 e o filme O Homem de Aço deram o pontapé para esta mudança e dificilmente a editora reverterá isso tão cedo dentro dos quadrinhos "oficiais" (não se conta histórias paralelas, imaginárias etc). Se ela reverter algum dia.

9. AS BOTAS

O novo ponto de polêmica são as botas agora azuis da mesma cor do uniforme e apenas com os contornos dos canos vermelhos. Esses, por outro lado, também passam a ser pontiagudos como os do Batman ao invés do M tradicional.


Sem dúvida, de todas as mudanças, esta é a mais questionável. As botas vermelhas são outra marca registrada do Superman. Enquanto em 2011 o design da armadura gerou polêmica ao lado da eliminação da sunga vermelha, agora é a remoção das botas responsável pelos debates entre leitores.

Por outro lado, há um detalhe escapando a muitos fãs: este visual remete a versão do Superman editada entre 1938-1939 e desenhada pelo co-criador do herói, Joe Shuster! Confiram, por exemplo, a imagem de uma das primeiras aparições do herói ainda em Action Comics #1 onde ele fez sua estréia em 1938.

Fonte: jkcarrier.dreamwidth.org


O Superman começou a usar as tais botas vermelhas por volta de 1939. Em suas primeiras aparições, ele usava uma tradicional sandália de "homem-forte" dos circos, de onde seu uniforme também foi inspirado. Apensar do sapato ser às vezes pintado de vermelho, no geral ele era colorido como tendo um uniforme azul das calças para baixo.

Este padrão de colorização também chegou aos bonecos lançados pela então DC Direct (hoje DC Collectibles) retratando a primeira aparição do Superman. Vejam abaixo, por exemplo, a figura lançada no pack Superman Through Ages e que busca resgatar os traços de Joe Shuster.


Desta forma, mesmo que mostrando outro distanciamento, desta vez até um pouco desnecessário, do visual tradicional, é também um resgate incrível de uma referência visual quase esquecida por muitos.

VEREDITO DO KRYPTONAUTA

Levou algum tempo, mas inegavelmente gostei do trabalho de redesign feito por Gleason. Dispensaria apenas os punhos metálicos - são uma adicição desnecessária - e, embora deixasse os contornos vermelhos das botas azuis, elemento o qual considerei o mais nostálgico e interessante, manteria a forma de M dos canos, mas no geral, é um visual elegante e clássico, capaz de remeter visualmente o Superman até seus primódios quando não era tão super assim.

0 comentários:

Postar um comentário