terça-feira, 14 de junho de 2016

O artigo abaixo lida com fatos e eventos ainda inéditos no Brasil e constitui um aglomerado massivo de SPOILERS. Caso não queira continuar a leitura, pare agora.


Sites especializados como o Newsarama e o CBR publicaram um preview de Superman #1 que chega às lojas especializadas e em lojas de vendas digitais amanhã. Com texto de Peter Tomasi e arte de Pat Gleason, a revista focará na dinâmica entre o Homem de Aço e seu filho, Jon, a quem ele começará a treinar para se tornar o novo Superboy. Você pode confirar a prévia aqui.

A última página, na qual o Superman faz uma recordação de eventos aleatórios de sua vida, gerou grande movimentação entre os fãs. Veja:


Primeiro, solta aos olhos o fato do personagem ser apresentado nos flashbacks usando seu uniforme atual (leia o especial do Kryptonauta sobre ele aqui). Isto poderia levantar a hipótese de um retcon. Estaria a DC dizendo aos fãs que este Superman não usou a famosa sunga vermelha mesmo durante sua fase pré-Ponto de ignação? Não: para esta pergunta já se tem uma explicação. Conforme o argumentista Dan Jurgens disse, a ordem de leitura para começar a acompanhar as aventuras deste velho novo herói é: Superman Rebirth, o primeiro arco de Action Comics (o qual ele assina o texto) e então este arco da revista Superman.

Então, apesar de estarem sendo publicados ao mesmo tempo, esta parte da história se passa algum tempo depois deste Kal-El ter feito sua "estréia" como novo Homem de Aço da Terra-0 e o fato do Superman aparecer usando seu novo uniforme não apaga o fato de que um dia ele vestiu o clássico com a sunga e botas vermelhas. Isto foi inclusive mostrado em outro flashback em Action Comics #1. Ele está apenas recordando dos fatos recentes.

A polêmica mesmo gira em torno de Jor-El e Lara, seus pais kryptonianos. Eles aparecem à sua esquerda e a representação deles pode conter a chave para ou respostas, ou perguntas ainda mais inquietantes sobre quem é, de fato, este Superman ou melhor dizendo, sobre qual versão dele estamos falando aqui.

Entre 1986 e 2011, a DC simplesmente comandou um barco desgovernado em se tratando do Superman e reescreveu a origem do personagem nada menos que quatro vezes (cinco, houve um reboot abandonado sobre o qual posso falar em outra ocasião) cada uma contradizendo mais e mais a outra e aproximando igualmente o Superman de suas raízes pré-Crise nas Infinitas Terras.

A maioria das pessoas pensava que o Superman em Rebirth era de fato o Kal-El pós-Crise. A dúvida persistia de qual das três versões pré-Ponto de Ignicação (responsável pela quarta, a dos Novos52) ele vinha: a de John Byrne em Homem de Aço, a de Mark Waid em Legado das Estrelas ou a última de Geoff Johns em Origem Secreta? Baseado nas supostas pistas pela representação de Jor-El e Lara, podemos ver de onde ele, teoricamente, não vem.

Não se trata da versão de John Byrne:


Fonte: Comiccoverage

Nem a de Mark Waid:



Tampouco a de Geoff Johns:



Muito menos são a versão dos Novos 52:


De quem estamos falando aqui? Simplesmente, da versão pré-Crise do casal! Sim, aquela vigente do final da Era de Ouro até Crise nas Infinitas Terras.

Fonte: Budsreview

Absurdo? Nem tanto. É preciso lembrar que a DC alterou Crise nas Inifinitas Terras com Convergência (confira o artigo do Kryptonauta aqui) e um dos responsáveis foi justamente o Superman pós-Crise que voltou no tempo com Parallax (Hal Jordan) entre outros para mudar o curso do evento e obtiveram sucesso, ou seja, Crise foi desfeita. Isto significa que o antigo multiverso DC não se tornou um "uni"verso por um certo período (até Crise Infinita).

Apesar de um pouco confuso, teoricamente, o Superman pré e pós-Crise deveriam ser agora a mesma pessoa. Não houve a versão de Byrne, Waid ou Johns, é como se o Superman da Era de Bronze tivesse vivido as aventuras do pós-Crise, inclusive tendo lutado e morrido nas mãos de Apocalipse.

Isto justificaria Jor-El e Lara sendo apresentados em sua versão clássica e o Homem de Aço lembrando de seus pais assim. Da mesma forma, seu foguete é incrívelmente parecido com a versão vigente do fim dos anos 50 até 1985. Esta abordagem pouparia a DC de ter de lidar com os vários problemas de continuidade experimentados pelo Superman pós-Crise - com 3 origens se sobrepondo uma às outras - e ainda mais espetacular: tornaria a história do herói algo unificado agradando fãs antigos e novos.

Uma segunda hipótese é que pode, simplesmente, tratar-se de uma "cochilada" editorial. Na falta ou ainda indecisão sobre qual versão do Superman mostrar, ou o editor optou por mostrar a mais clássica ou o artista Pat Gleason fez essa opção pessoal e ele não se importou.

Fato é que em Superman Rebirth o misterioso Oz (Ozimandyas?) diz a Kal que ele não é quem pensa ser. Estaria se referindo ao fato dele ser a versão original restaurada?


1 comentários: