domingo, 15 de janeiro de 2017

Conforme o site ComicBook.Com notificiou com exclusividade, o Superman ganhará uma atualização de seu uniforme após os eventos do arco Superman Reborn o qual irá, por fim, explicar os enigmas em torno dos dois Homens de Aço e duas Loises do atual universo DC pós-Ponto de Ignição e algumas senão todas as perguntas lançadas em DC Universe Rebirth, o especial que inaugurou a nova fase da editora.

A DC cedeu àquele site uma imagem do novo uniforme bem como a capa de Action Comics #977 onde, ao lado de Superman #20, marcará a estréia do visual reformulado do Superman. Esta é nada menos que a quarta alteração do uniforme do Homem de Aço desde 2011 (quinta, se considerarmos os primeiros meses de atividade dele nos Novos 52 quando usava camiseta e jeans) e a segunda em menos de 12 meses!



APÓS RENASCIMENTO, CRESCIMENTO

A mudança se enquandra mais como uma atualização do uniforme do Superman desde Rebirth (abaixo), já anunciado pela Panini com o nome de Renascimento e com estreia prevista para os próximos meses no Brasil: removeram as desnecessárias munhequeiras de metal vindas diretamente por influência do visual do personagem nos filmes O Homem de Aço e Batman v. Superman - A Origem da Justiça.


Aparentemente, mantiveram a capa pentagonal dos Novos 52 além de continuar com a política de eliminar a sunga vermelha (desistam, saudosistas, a DC simplesmente não tem interesse em resgatar por agora algo que levou anos para conseguir se livrar), mas reintroduziram as botas vermelhas com canos em M, basicamente a única reclamação consensual entre os fãs pela internet acerca deste visual.

O problema continua sendo o cinto. Apesar de ótimo, o modelo anterior falhava ao apresentar um diamante ao centro, lugar tradicionalmente ocupado por uma elipse e, nas versões mais modernas de quadrinhos e cinema, por um pentágono como o do "S". Alguns artistas, por conta própria, estavam fazendo sua interpretação pessoal e desenhando um pentágono no lugar.

Embora tenham inserido um pentágono amarelo agora, o visual continua desnecessariamente complexo. Há soluções mais simples e elegantes como aquela usada em Justice League Action (invertendo-se as cores, já que o padrão funciona muito melhor como a faixa vermelha e a "fivela" amarela). Aliás, parece que o novo visual teve uma forte inspiração deste visto na nova animação, o qual por sua vez foi uma refiniação daquele visto em Rebirth.

Se compararmos a imagem divulgada pela DC acima com a capa de Action Comics #977 (no fim desta matéria), vemos que há uma mudança sutil entre o cinto nas duas, então é possível que ela não reproduza a versão final e aquele visto na capa seja o aprovado. A editora já fez isto antes quando divulgou o mesmíssimo uniforme de Rebirth. Lá se viam as botas vermelhas que foram descartadas na versão final por exemplo e o mesmo cinto de forma bem diferente.

Arte promocional de Pat Gleason para Rebirth.
Fonte: SupermanHomepage.com

VEREDITO DO KRYPTONAUTA

Aprovado, com certeza. Por mais incrível e nostálgico que o uniforme anterior fosse, remetendo aos primeiros anos do Superman (confira o porquê), livrar-se das botas vermelhas a esta altura é uma tarefa quase impossível e incorporar aquelas munhequeiras de metal não fazia sentido algum. Pode-se dizer que a DC chegou finalmente num ponto neutro entre o visual dos Novos 52 e a revitalização projetada por ele e o clássico, mas ainda penso que o cinto será mexido sutilmente em algum ponto daqui para frente se a versão da imagem promocional for a final e não aquela vista na capa aprovada de Action Comics (abaixo).

O visual do Superman é o mais básico e elementar possível. Qualquer criança deve ser capaz de desenhá-lo e qualquer adulto, de identificá-lo. Esta simplicidade visual - que de forma alguma é um defeito, muito pelo contrário - faz parte do sucesso do personagem. É por isso que, mesmo sensacional, a armadura dos Novos 52 era um item comercialmente problemático de ser traduzido em bonecos, animações, filmes etc enquanto as botas azuis conferissem uma composição arrojada à roupa, os canos em V são exclusividades do Batman e desnecessariamente afastam o Superman de um elemento de reconhecimento particular seu.

Confira as demais matérias no Kryptonauta sobre as mudanças de uniforme do Superman desde 2011 e as curiosidades acerca de cada uma delas:

Leia sobre a armadura kryptoniana.

Veja a atualização de John Romita Jr no visual Novos 52.

Conheça os segredos por trás do visual do Superman pós-Rebirth.

Action Comics #977

0 comentários:

Postar um comentário